terça-feira, 4 de setembro de 2012

Porque a Pedagogia Waldorf?

      A primeira coisa que vem em nossa cabeça quando conhecemos algo diferente, isso em qualquer área, é:  porque aquilo ( que sempre vivi sem) seria necessário agora?
      Em relação a Pedagogia Waldorf eu faria outra pergunta: O que temos de métodos e práticas pedagógicas em nossa cidade está dando certo?
      A escola pública está praticamente falida: violência, falta de incentivo, falta de recursos. A maioria dos alunos não consegue aprender o básico proposto.
      A escola particular está perdida entre apostilas, construtivismo e consumismo ( o que será que os pais querem comprar?)
      Analisando estas respostas podemos dizer : sim, devemos e queremos conhecer um novo método que se diz eficaz na educação.
 
 
      Abertos os olhos e os corações, gostaria de apresentar aqui alguns diferenciais pedagógicos:
 
- A escola Waldorf divide as fases de desenvolvimento do ser humano em setênios (7 anos). O ritmo do aprendizado é estabelecido de acordo com os três primeiros setênios ( 0 a 7 anos; 7 a 14 e 14 a 21 anos).
- Em cada setênio o ser humano recebe o que necessita aprender nessa período.
- O ensino fundamental começa com 7 anos e o Professor da sala acompanha seus alunos até o oitavo ano.
- As disciplinas são dividas por épocas de 4 semanas. A criança vê aquele conteúdo e depois há uma pausa para que esse conhecimento possa, tranquilamente, sedimentar.
- A arte é utilizada como ferramente em todas as disciplinas, através do lúdico o ser humano consegue entender melhor o mundo que o rodeia. Aulas deTrabalhos Manuais,Música,Jardinagem,Artes ao longo de todo o currículo
- Educação Infantil com espaço e tempo para o desenvolvimento de uma infância saudável, sem procedimentos voltados para a alfabetização precoce.
- Ensino de duas línguas estrangeiras desde o primeiro ano.
- A avaliação é contínua e diversificada, e considera o aluno em seus diversos aspectos. Pretende ser tanto um retrato da situação de aprendizagem quanto um ponto de partida para desenvolvimentos posteriores.
 
      E, finalizando, de acordo com o Dr. Rudolf Steiner:
 
“A nossa mais elevada tarefa deve ser a de formar seres humanos livres que sejam capazes de, por si mesmos, encontrar propósito e direção para suas vidas.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário