A Pedagogia Waldorf tem seu alicerce
na Antroposofia. Que foi desenvolvida pelo austríaco Rudolf Steiner.
Antroposofia quer dizer:
Antropos = Homem
Sofia = Sabedoria
Ou seja, conhecimento do homem.
Por isso na Pedagogia Waldorf a
criança recebe o que ela precisa em cada período da sua vida.
A nossa Escola é um Jardim de
Infância e receberá alunos de 2 à 6 anos, o que compreende o “primeiro
setênio”, a primeira fase da vida humana, do nascimento até os 7 anos.
Nesse período, a criança ainda está
desenvolvendo seu corpo físico, seus órgãos estão em formação, por isso, toda a
sua energia deve se concentrar nesse processo. A criança não deve ser acessível
à vontade do mundo e, respeitando essa fase, no Jardim Waldorf, a Professora (ou
Jardineira) preocupa-se em oferecer condições para que se realize com
eficiência todo o desenvolvimento dessa etapa.
Quais são essas condições?
Quem convive com crianças pequenas e
passa algum tempo a observá-las percebe que todos os acontecimentos ao seu
redor são “APREENDIDOS”, a criança nessa fase interioriza sons, gestos,
cheiros, comportamentos morais... Ela capta qualquer informação do ambiente,
seja ele natural ou social, passando a trabalhar o que vê e sente através da
imitação.
Por tudo isso, o “brincar”, é algo
natural, não deve ser ensinado, e sim, “PROTEGIDO”. É como um rio, e o seu
Professor, sua margem, que segura e conduz.
Assim, em relação ao espaço físico,
a Escola deve oferecer aos seus alunos um ambiente agradável, bonito, com cores
suaves, materiais naturais, variadas texturas e bem organizado.
O Professor deve ser aquele que
protege, que, com voz suave, canta e encanta, aquele que toca um instrumento
musical, que conta histórias, realiza afazeres estabelecendo ritmos diários,
semanais e anuais, conduzindo e orientando o desenvolvimento de seus alunos.
Diariamente, há sempre rotinas a
serem seguidas; semanalmente atividades como aquarela, preparo do lanche,
tecelagem etc. Anualmente é celebrado a Páscoa, São João, São Miguel Arcanjo e
o Natal, assim como a entrada das estações do ano e as festas regionais.
Tudo isso em um ambiente livre de
competição, valorizando a cooperação, edificando na criança a percepção de como
“O MUNDO É BOM”, para uma educação para a paz.
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