segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Nossa Escola...Escola Iberê....Onde o mundo é bom!


            A Pedagogia Waldorf tem seu alicerce na Antroposofia. Que foi desenvolvida pelo austríaco Rudolf Steiner.

            Antroposofia quer dizer:

            Antropos = Homem

            Sofia = Sabedoria

            Ou seja, conhecimento do homem.

            Por isso na Pedagogia Waldorf a criança recebe o que ela precisa em cada período da sua vida.

            A nossa Escola é um Jardim de Infância e receberá alunos de 2 à 6 anos, o que compreende o “primeiro setênio”, a primeira fase da vida humana, do nascimento até os 7 anos.

            Nesse período, a criança ainda está desenvolvendo seu corpo físico, seus órgãos estão em formação, por isso, toda a sua energia deve se concentrar nesse processo. A criança não deve ser acessível à vontade do mundo e, respeitando essa fase, no Jardim Waldorf, a Professora (ou Jardineira) preocupa-se em oferecer condições para que se realize com eficiência todo o desenvolvimento dessa etapa.

            Quais são essas condições?

            Quem convive com crianças pequenas e passa algum tempo a observá-las percebe que todos os acontecimentos ao seu redor são “APREENDIDOS”, a criança nessa fase interioriza sons, gestos, cheiros, comportamentos morais... Ela capta qualquer informação do ambiente, seja ele natural ou social, passando a trabalhar o que vê e sente através da imitação.

            Por tudo isso, o “brincar”, é algo natural, não deve ser ensinado, e sim, “PROTEGIDO”. É como um rio, e o seu Professor, sua margem, que segura e conduz.

            Assim, em relação ao espaço físico, a Escola deve oferecer aos seus alunos um ambiente agradável, bonito, com cores suaves, materiais naturais, variadas texturas e bem organizado.

            O Professor deve ser aquele que protege, que, com voz suave, canta e encanta, aquele que toca um instrumento musical, que conta histórias, realiza afazeres estabelecendo ritmos diários, semanais e anuais, conduzindo e orientando o desenvolvimento de seus alunos.

            Diariamente, há sempre rotinas a serem seguidas; semanalmente atividades como aquarela, preparo do lanche, tecelagem etc. Anualmente é celebrado a Páscoa, São João, São Miguel Arcanjo e o Natal, assim como a entrada das estações do ano e as festas regionais.

            Tudo isso em um ambiente livre de competição, valorizando a cooperação, edificando na criança a percepção de como “O MUNDO É BOM”, para uma educação para a paz.

 

           

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário