domingo, 16 de dezembro de 2012

Terceiro domingo de advento!!!!

Terceiro domingo de advento!!!!

A Bíblia nos relata que na noite santa chegam para admirar o menino Deus os pastores do campo e os anjos do Senhor. Ambos decla...
ram a fórmula específica que acompanha este nascimento: “revelado seja o Deus nas alturas e paz na Terra aos seres humanos que têm boa vontade”.

Para conseguir que algo maior nasça dentro de nós, não precisamos de conhecimento. Só é necessário boa vontade para conseguir “paz na terra”, ou seja, confraternização e respeito entre os homens e em relação as outras criaturas vivas do planeta.

Quando o homem decide por si mesmo que vai atuar com bom senso e boa vontade, espalhando paz na terra, os seres superiores, os anjos, assintem-no, fortalecendo essa decisão. Para fazer brotar esse Eu superior é necessária , principalmente, a qualidade do coração quente, sensível , como a dos pastores que se dirigem ao estábulo para contemplar e cumprimentar a chegada do Mestre.
Mas como não basta só ter boa vontade para caminhar pelo mundo, precisamos também de sabedoria e conhecimento, para fundir ao coração sensibilizado. Senão o caminho se torna enganoso e perigoso. É a chegada, em 6 de janeiro, dos reis magos, dos homens de sabedoria, que representa essa união entre a intuição pura dos pastores e o conhecimento secular. Representa também o fim do ciclo , que se esgotou , representado pela meta dos dez mandamentos, em um novo, onde a única lei é “amem aos outros como a si mesmo”.
Quem começa a caminhar em dezembro de cada ano desta forma, vai andar o maravilhoso percurso da transformação do conhecimento e da sabedoria na capacidade de amar sempre mais, até que a paz se estabeleça na terra. Também vai poder transformar o condicionamento do dez mandamentos: - “não pode...não deve...- na capacidade de poder ser livre para realizar o que for necessário ser realizado.

Este é o caminho da digna liberdade de agir a partir da própria força, longe das amarras do condicionamento religioso e social e consciente da própria responsabilidade. Dos atos de cada um, e unicamente deles, virão as conseqüências dos erros e dos acertos na caminhada anual.

Texto de Evelyn Scheven
Do livro O Caminho Do Cristo

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Advento de Natal - É tempo de arrumar a casa e organizar os pensamentos!

      Nada é por acaso e tudo acontece sempre no momento certo, precisamos atentar para o valor positivo dos eventos em nossa vida.
      Aqui em São Roque estamos firmes com nosso propósito, conseguimos através de muito esforço encontrar nossa vocação. O próximo passo é concentrar as energias para dar andamento ao projeto.
      O impulso sãoroquense de uma Escola Waldorf nasceu a vários anos com a Professora Waldorf, Bióloga, Educadora popular, Diney dos Santos. Tudo começou com um grupo de estudos em sua chácara, haviam reuniões semanais onde Giseli Santelli e Janna Giorni estudavam Pedagogia Waldorf e Antroposofia. Janna viajou para Europa, onde teve uma experiência em um Camp Hill (comunidade sem fins lucrativos, onde crianças e adolescentes com necessides especiais podem desfrutar de uma educação para sua autonomia).
     Após esse período Diney montou a Escola Waldorf Iberê, com recursos próprios. Contratou professores e começou a funcionar. Uma das professoras era Karen Barroso, estudou com Diney, fez estágios na Escola Waldorf Micael de São Paulo, funcionaram assim por 1 ano quando que, por motivos pessoais, não puderam continuar o projeto.
      O sonho nunca morreu no coração de nenhuma delas.
      Em 2012 eu, Vanesca Aparecida Marrero, tive a felicidade de conhecer  Diney que se ofereceu para ajudar com minhas aflições sobre Educação, sou professora de Geografia, formada pela USP, trabalho na rede Municipal de São Roque.
     Começamos os trabalhos em abril de 2012 e construimos um novo projeto. Fizemos algumas reuniões e, de alguma forma, reunimos os três períodos históricos desse impulso em São Roque (só está faltando a Giseli rsrsrs - olha o chamado), agregando mais pessoas e forças para sua realização.
     A empolgação, por vezes, nos faz sair de nosso rumo porém, quando queremos algo maior,  comunhão dos ideais, quando não existem interesses pessoais envolvidos, há uma conspiração do bem para que nos encontremos novamente.
    Estamos nas semanas de advento do Natal e vamos arrumar nossas casas e organizar nossos pensamentos.
 
      O PROJETO DE UMA ESCOLA WALDORF EM SÃO ROQUE SEMPRE TEVE UM IMPULSO PARA EDUCAÇÃO POPULAR!
     VAMOS FAZER UMA ESCOLA PÚBLICA COM PEDAGOGIA WALDORF EM SÃO ROQUE!
      ESSA É NOSSA MISSÃO. É ESSE NOSSO CAMINHO!
      PRECISAMOS DE MUITA ENERGIA E CONCENTRAÇÃO!
   NÃO DESVIAREMOS POR CAMINHOS QUE NÃO CONDUZEM AOS NOSSOS OBJETIVOS!
 
 

BOM ADVENTO A TODOS!
 
Vanesca Aparecida Marrero.
 
Obs.: Essa é a história do impulso Waldorf em São Roque, as pessoas citadas fazem parte do processo porém, cada um possui ideais e caminhos a seguir. O encontro aconteceu, os planos futuros pertencem a cada individualidade.